sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Um caso de mutação


No domingo, dia 17 de Fevereiro vi um documentário muito interessante.
Era sobre uma família turca. Mas não uma família qualquer, esta família tem uma particularidade especialmente interessante, alguns membros desta mesma família eram quadrúpedes, ou seja, andavam com os quatro membros no chão. Esta característica manifestava-se na maior parte dos filhos de um casal, enquanto os outros eram perfeitamente normais como os pais.

Será essa característica, de andar com os quatro membros no chão sido transmitida pelos pais? Terá sido uma mutação? Terá sido uma má formação do cerebelo?

Um grupo de especialista foi até a Turquia estudar o caso. Primariamente estes médicos especialistas acharam que esta modificação no andar estaria relacionada com o cerebelo, esta parte do cérebro é a responsável pelo nosso equilíbrio e desse modo podia ter influência neste caso. Foram feitos exames e de facto, todos eles possuíam um cerebelo com tamanho inferior ao normal. Contudo, em estudos anteriormente feitos, um homem que não possuía cerebelo, conseguia andar de forma bípede. Descartando-se então a hipótese de ser esta anomalia no cerebelo a responsável.

Devido ao facto de andarem desta forma, os ossos foram ganhando formas diferentes dos nossos, adaptando-se a esta forma de caminhar. Nomeadamente os pulsos principalmente.

Estudos mais foram feitos até que alguns desses especialistas chegaram a conclusão de que uma mutação terá desligado por assim dizer o gene responsável por caminhar de forma bípede o que fez com que estes homens e mulheres voltassem a adoptar o caminhar dos nossos antepassados, com os quatros membros no chão.
Outros desses especialistas achavam que o facto de estas pessoas possuírem uma característica em comum com os nossos antepassados não chegaria para dizer que este novo gene que se manifestava o de andar de forma quadrúpede era o mesmo que possuíram os nossos antepassados.

Encontrada a causa que afectou esta família restava tentar arranjar alguma solução se possível para que estas pessoas pudessem ter uma vida mais normal.
Visto que estas pessoas só conseguiam andar de forma bípede com ajuda, um médico resolveu dar a cada um dos afectados uma espécie de muletas. Um desses filhos afectados era o mais velho, com idade compreendida entre os 50-55 +/-, para o qual os médicos achavam que seria tarde de mais.

Estudos feitos ao longo do tempo relatavam que algumas crianças em todo o mundo gatinhavam de forma diferente, com as pernas esticadas e os pés afastados, tal como estas pessoas faziam em adultas. Mas devido ao facto de os pais notarem algo de diferente nos filhos e os levarem logo ao médico, estes eram acompanhados de perto e cresciam de forma normal, vindo a ser homens e mulheres perfeitamente sãos. Nesta família, devido ao facto de serem muitos irmãos e com idades muito próximas fez com que os pais não pudessem prestar tanta atenção quanto desejada a cada um deles não notando essas anomalias logo na infância.

Reflexão Pessoal:

Como podemos verificar os genes estão em todo o lado, são responsáveis por tudo, pela nossa aparência, pelo nosso modo de caminhar, ser. Tudo é condicionado pelos nossos genes. Mas estes não se manifestam de forma independente, os nossos genes interagem com o meio que nos rodeia, agindo de acordo com o mesmo, sendo para bem como para o mal, exemplo desse temos o cancro. Alguns de nós possui desde a nascença um gene para o cancro, mas este pode nunca ser activado, no caso de praticarmos uma vida mais saudável, afastada dos factores de risco do cancro a probabilidade de vir a manifestar-se é muito muito reduzida.

Assim como nesta família, o facto de ser um povo pobre, com famílias muito numerosas fez com que este gene de caminhar quadrúpede pudesse manifestar-se. Enquanto em outras famílias mais ricas em países mais desenvolvidos tenha sido combatido.

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.