quarta-feira, 30 de abril de 2008

amigdalas e adenoides

Amígdalas e Adenóides

O que são as Amígdalas (Tonsilas Palatinas) ?

As Amígdalas são pequenas estruturas arredondadas, em forma de amêndoa, localizados da parte de trás da boca, ao lado da garganta. Acredita-se que sirvam para ajudar a evitar infecções, produzindo anticorpos. As amígdalas também são chamadas de tonsilas palatinas e podem ser vistas quando se abre bem a boca.

Quando as amígdalas se inflamam, chamamos esta doença de Amigdalite.







O que são as Adenóides?

Adenóides são estruturas semelhantes às amígdalas. Estão localizadas atrás do céu da boca (pálato mole) e não podem ser vistas quando se abre a boca. Da mesma forma, quando estão funcionando adequadamente, ajudam a prevenir infecções. As Adenóides podem causar sérios problemas quando estão infeccionadas ou aumentadas. A Inflamação das adenóides chama-se Adenoidite.



Quais são os sintomas da Amigdalite?



Os sintomas da amigdalite podem variar bastante dependendo da causa da infecção e podem ocorrer subitamente ou progressivamente. Os sintomas mais comuns são:

Dor de garganta

Febre (alta ou baixa)

Dor de Cabeça

Diminuição do Apetite

Mal-estar geral

Náuseas e vômitos

Dor no pescoço

Vermelhidão na garganta com ou sem pontos de pus.

Quais são os sintomas de Adenoidite ou Adenóides aumentadas?

Os sintomas da adenoidite também podem variar bastante, dependendo da causa da infecção e podem se iniciar subitamente ou lentamente. Estes são os sintomas mais comuns:


Respiração bucal

Respiração ruidosa

Roncos

Pequenos períodos de parada respiratória durante o sono (apnéia)

Voz nasalada

Qual o tratamento para Amigdalites e Adenoidites:

O tratamento específico das amigdalites e adenoidites depende basicamente de:

Idade, condições gerais de saúde e antecedentes médicos

Extensão da infecção

Tipo de infecção

Tolerância do paciente para medicamentos, internamento e procedimentos

Evolução das inflamações e infecções

Parecer do paciente e/ou da família

Os tratamentos podem ser clínicos (com medicamentos) ou cirúrgicos dependendo da causa, extensão, repetição ou severidade dos quadros.

Antibióticos são úteis para ajudar o organismo a combater as infecções, mas nem sempre são necessários. Só o médico deve prescrevê-los. A auto-medicação muitas vezes é prejudicial.
Algumas vezes, os quadros não se resolvem clinicamente e nestes casos, o médico poderá propor um tratamento cirúrgico.


Quais as razões para se remover as amígdalas e adenóides?

As razões variam de caso a caso. A seguir estão as mais comuns, encontradas na literatura médica e nos consensos ou directrizes das organizações médicas:

Apnéia do sono ou períodos onde o paciente pára de respirar enquanto dorme

Distúrbios da deglutição

Tumores na garganta ou na passagem de ar pelo nariz

Sangramento das amígdalas e adenóides que não cessam

Obstrução nasal significativa ou respiração desconfortável

As dores de Garganta podem estar associadas com:

Febre entre 37.1 a 41.5 °C

Secreção purulenta (pus) nas amígdalas

Cultura para bactérias positiva para Streptococcus

As razões seguintes são relativas e devem ser analisadas individualmente nos casos de indicação cirúrgica:

Ronco

Amigdalites de repetição

Abcessos de amígdalas

Otites de repetição

Perda Auditiva

Sinusite crónica ou sinusites de repetição

Respiração bucal constante

Mau hálito

Aumento exagerado das amígdalas

Como é feita a cirurgia de amígdalas e adenóides ?

Em geral, é realizada em crianças, num curto período de internamento, entre algumas horas e um dia. Raramente, alguns pacientes ficam internados por mais de 1 dia, principalmente se:

Não engolirem bem alimentos líquidos após a cirurgia.

Tiverem outros problemas associados.

Tiverem alguma complicação após a cirurgia, tal como sangramento.

Durante o internamento, outros profissionais de saúde estarão envolvidos:

Enfermeiras da unidade de internamento, do centro cirúrgico e da sala de recuperação pós-anestésica.

Cirurgião especialista em Otorrinolaringologia

Anestesiologista -que fará as perguntas sobre a saúde do Paciente e fará um exame físico para avaliar as condições clínicas antes da cirurgia (Visita pré-Anestésica). Poderá ou não ministrar algum medicamento que ajude a tranquilizar o paciente.

Na sala de cirurgia, o paciente será anestesiado, para que o cirurgião possa remover as amígdalas e/ou adenóides. A cirurgia é realizada inteiramente por dentro da boca. Em alguns casos, serão necessários uns 2 ou 3 pontos, na cirurgia das amígdalas, que não precisam ser retirados, pois serão absorvidos pelo organismo. Na cirurgia de adenóides, em geral, os pontos não são necessários.

Após a cirurgia o anestesiologista "acorda" o paciente e encaminha-o para a sala de recuperação pós-anestésica. Quando estiver bem acordado, será reencaminhado ao quarto, junto da família.

O tempo mínimo de internamento, após a cirurgia, habitualmente é de 6 horas. Pode ser maior, caso seja necessário um acompanhamento mais próximo.
A complicação mais comum é o sangramento que deve ser notificado com urgência à enfermeira do andar que tomará as providências necessárias. Se o sangramento persistente ou abundante pode ser que haja necessidade do paciente voltar à sala de cirurgia.


E após a cirurgia ?

O cirurgião orientará sobre a medicação e os cuidados a serem tomados.
Basicamente:

Alimentação

Analgésicos, se necessário

Repouso pelo tempo recomendado

Quais são os riscos da Amigdalectomia e/ou Adenoidectomia?

Qualquer tipo de cirurgia tem algum risco. A questão é se o risco é alto ou baixo e se o Hospital tem equipamentos para controlar eventuais complicações que surgirem. Estatísticas dizem que 5% das crianças operadas sangram entre 5 a 8 dias após a cirurgia. Em adultos, isso é mais frequente.
Outras complicações descritas são:
Desidratação (devido a ingestão inadequada de líquidos)
Febre (se for alta)
Dificuldade de respiração (por inchaço dos tecidos da garganta)

Reflexão pessoal: Bem este é sem dúvida um assunto que me interessa em particular. Eu própria tenho alguns problemas com as minhas amígdalas, estas teimam em infeccionar. Só no decorrer deste ano lectivo já vão em 9 infecções. De acordo com a pesquisa que acima realizei, deveria ser operada, até porque a ingestão de antibióticos sempre que isto acontece, uma vez que as penicilinas já não têm qualquer efeito, prejudicam muito o meu organismo. Mas de acordo também com o que li, essa decisão deve ser tomada em conjunto com o meu médico, e este não me aconselha a ser operada, como tal, cá me vou aguentando. Esta decisão passa também pelo facto de apesar das infecções estas possuem muitas defesas ao meu organismo e ao provável melhoramento com o decorrer do tempo. Em alternativa á operação há pequenos tratamentos. Que consistem em tomar 10 comprimidos em cada mês, durante 3 meses. Estes comprimidos têm como função aumentar a nossa resistência a possíveis infecções posteriores. Os sintomas da amigdalite e da anedoidite podem ser comuns a outras doenças de tal modo que devem sempre consultar um médico. Não menos importante é a questão da cirurgia, as indicações são sempre individualizadas de acordo com o estado de saúde do paciente, após uma avaliação médica.



Fonte: http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=1D793F9FD7FF4535A0408A722128E3D9&opsel=2&channelid=0
http://www.alexandre.med.br/a2.html

82 comentários:

Pedro disse...

no outro dia vi pela primeira vez as adenóides de alguém.
bahh...aquela cena era mesmo ma!
agora, graças a esta tua postagem, fiquei a perceber cientificamente o que é que era aquilo.

Unknown disse...

Minha filha de 3 anos se,pre respirou muito mal,dormia péssimamente,ela vivia cansada e entupida nasalmente...a levei ao otorrino e o diagnóstico foi imediato:cirurgia para arracncar as amigdalas e adenóide,não tive dúvida nenhuma em aceitar o veredicto...fiz todos os exames necessários para ralização da cirurgia e hoje fzem apenas 2 dias que ela realizou tal procedimento e passa muito bem,já na primeira noite pude ver e constatar o bem que fiz a ela,pois dormiu muito bem,sem nenhum ronco,chiado...nadinha de nada...quanto a recuperação,ela está ótima,sorvete...líquidos...repouso....tudo indo muito bem....e como mãe dela,eu sei muit bem o que ela passava pq há 25 anos eu sofro do mesmo mal...e a vendo tão bem,já deceidi em ser a próxima a ir pro centro cirúrgico,sem somnbra de dúvidas!!!!
Agradeço esse site por explicar tão bem tais procedimentos e nos esclarecer....um abraço!

Luli disse...

Minha filha de 4 anos realizou a cirurgia para retirada de amigadalas e adenoides no mês de julho de 2009 e foi uma das melhores decisão que já tomei. Sofria só de vê-la respirando pela boca, tossindo, perdendo peso e não crescendo. Para se ter uma idéia, horas após a cirurgia ela já dormia melhor e com a boca fechada. A recuperação também está sendo ótima.
Quer um conselho: não adie a cirurgia de seu filho, você não imagina o bem que fará a ele. Abraços e espero que tenha ajudado.

kel disse...

eu estou com muito medo de operar minha filha,ela tem apenas 3 anos.

Paulo Nobre disse...

Grato pela forma como aborda este assunto, fiquei elucidado.
O meu filho no dia 12/10/2009, no Hospital Egaz Moniz, foi sobmetido a uma Amigdalectomia e a uma Adenoidectomia, foi dificil mantelo em jejum mais de 12 horas, das 06:00 horas até ás 16:00 horas, hora que foi operado, só bebeu água fria e um iogurte liquido misturado com antibiótico e analgésico por volta das 22:00 horas. Tirando isto até correu bem... mas após a vinda para casa, hoje especialmente, notei que ele esta com uma vóz esquisita um pouco fanhosa e rouca, doilhe quando tosse. Será normal?
No dia 23/10/2009 vai voltar ao Hospital para ser visto pela médica que o operou.
Quanto às condições do Hospital, não vou comentar... só acho que os candidatos quando se propoem a uma eleição deveriam frequentar mais vezes os hospitais.

Mais uma vez muito obrigado

lulu disse...

bá gurias depois desse comentario da Dedé e Luli estou mais tranquila meu menino de 3 anosvai ter que fazer essas duas cirurgias eu estou apavorada mas sei que tenho que fazer pois ele toma muitos antibioticos. deixo aqui meu msn netehrg@hotmail.com se puderem me adicionem quero saber mais detalhes de vcs.obrigado bjus

Paulo freitas disse...

Após ler alguns comentarios eu e minha esposa nos sentimos mais seguros em relação a cirurgia de nossa filha de apenas 4 anos que será realizada na terça feira dia 15/12/09
Agradeço este site por explicar tão bem tais procedimentos. Um grande abraço a todos....!!!

Unknown disse...

maravilha essa explicação, minha enteada de 12 anos vai fazer a cirurgia amanha, pobrezinha, ta apavorada!!!mas depois dessa explicação vou poder acalmar ela e nos acalmar tambem...agradeço por tudo!!!valeu...

ro disse...

Meu filho tem 06 anos e respira muito mal as vezes perdemos noite de sono com medo de que ele possa sufocar os medicos dizem que o melhor a fazer e o procedimento cirurgico isto me causa muito medo, mas fiquei mais aliviada agora ouvindo estes depoimentos.

Bláh Limberger disse...

"Só no decorrer deste ano lectivo já vão em 9 infecções." - Troque de médico. Ao menos consulte outro. As possíveis complicações são graves demais para seguires com este problema.
Abraços, e obrigado pela esclarecedora postagem!

Anónimo disse...

meu filho tem 6 anos e ele vai retirara as amigdalas estou muito nervosa apesar de ler os comentários, a gente que é mãe pensa cada coisa ele ira fazer a cirurgia dia 30/04/10 e eu não vejo a hr que chegue o dia 01/05/10 pra isso tudo acabar.

Unknown disse...

Tenho um filho de 3 anos que vai operar na proxima terça dia 18/05/10 e como mãe estou muito apreensiva, mas agradeço os depoimentos e me sinto um pouco mais tranquila, sei que estarei tentando dar uma melhor qualidade de vida para meu filho. Deus o abençoe e o acompae nesta cirurgia.Eu volto assim que puder para deixar o depoimento pós cirurgico. Um grande abraço a todos e peço que todos estejam junto comigo em oração dia 18/05 as 07 da manha.

Unknown disse...

Assim como outras mães tbm estou apavorada, pois minha filha de 06 anos irá operar dia 22/05, mas esta pagina esclareceu muitas dúvidas sobre tal cirurgia...
Não vejo a hora de tudo passar!!!

Unknown disse...

Olha eu aqui novamente...infelizmente meu filho nao fez a cirurgia. Ficou gripado. Adiamos por mais 10 dias.Enquanto isso fico eu aqui com o coração na mao novamente......Nao vejo a hora disso tudo passar!!!

Unknown disse...

como a maioria das maes eu tb estou preocupada c/ cirurgia da minha filha de 5 anos vai ser dia 28/05/2010 mas ela pegou uma crise de sinusite e pelo jeito vou ter que adiar,sera que vale apena fazer estas cirurgias de amigdala e edenoide?

Unknown disse...

como a maioria das maes eu tb estou preocupada c/ cirurgia da minha filha de 5 anos vai ser dia 28/05/2010 mas ela pegou uma crise de sinusite e pelo jeito vou ter que adiar,sera que vale apena fazer estas cirurgias de amigdala e edenoide?

Unknown disse...

como a maioria das maes eu tb estou preocupada c/ cirurgia da minha filha de 5 anos vai ser dia 28/05/2010 mas ela pegou uma crise de sinusite e pelo jeito vou ter que adiar,sera que vale apena fazer estas cirurgias de amigdala e edenoide?

Unknown disse...

Nossa gente como meu filho esta sofrendo, não conseguimos fazer a cirurgia ate hoje. Primeiro o médico viajou e agora ele pegou um gripe daquelas denovo. As noites estao sendo interminaveis. Ele esta respirando muito mal. Nao vejo a hora disso tudo acabar.

odair disse...

boa noite a todos, ontem ,passei o dia inteiro acompanhado minha filha na cirurgia, fiquei muito satisfeito e logo após a cirurgia ela inspirava o ar naturalmente ,bom meus parabens a equipe do CEMA e o dr. josé.

Marcia disse...

Meu filho vai completar 2 anos agora em setembro,ele tem muitos problemas de amigdalites recorrentes,apesar de sempre fazer cultura os antibióticos não estáo mais adiantando,o médico indicou a cirurgia ,não sei o q eu faço,quem puder me dar mais informações deixo o meu e-mail
marcinhasl22@yahoo.com.br
Obrigada.

Paulo Jorge Pinto disse...

O meu filho mais novo foi, a semana passada, intervencionado às amigdalas e adenóides no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa. A operação correu muito bem, o pessoal médico e assistente foi extremamente profissional e de grande simpatia. Só fiquei bastante aflito aquando do "despertar" da anestesia porque a reacção foi de muita agitação, com muitos murros e pontapés mas, logo me acalmaram dizendo que é uma reacção natural, originada pelo estado, que provoca alguma confusão. A recuperação tem sido excelente, praticamente só se queixou com dores nos dois dias seguintes e a cicatrização está com um óptimo aspecto. O mais difícil, ao fim e ao cabo, tem sido todos estes dias sem poder ingerir comida mastigável, facto que provoca alguma fominha e no caso dele, coisa estranha, até já enjoou os gelados. No entanto, faça como eu fiz: par que tudo se torne mais suportável para a sua criança, seja solidário(a) e como o que ele comer, para que ele não contacte com outro tipo de comida e aumente o seu estado de ansiedade. Portanto, prepare-se também, para sofrer um bocadnho. `
Nota final: O meu filho esteve dois anos à espera pela operação, pelo Serviço Nacional de Saúde. No entanto o médico particular, que lhe fez o diagnóstico, "disponibilizou-se" para resolver o assunto logo na semana seguinte, no Hospital da C.U.F., mediante o pagamento de uma avultada quantia. Como se nós não soubessemos já que em Portugal a saúde não é para quem precisa mas, isso sim, para quem pode.

Paulo Jorge Pinto

Unknown disse...

meu nome e rosangela minha fiha vai passar pelo hospital do centrinho amanha fiquei tranquila conto li as outras entrevitas thais tem 8 anos e vai operar da adenoides e amigdolas dia 31 de agosto estou tranquila muito obrigada

Unknown disse...

meu nome e rosangela minha fiha vai passar pelo hospital do centrinho amanha fiquei tranquila conto li as outras entrevitas thais tem 8 anos e vai operar da adenoides e amigdolas dia 31 de agosto estou tranquila muito obrigada

Unknown disse...

meu nome e rosangela minha fiha vai passar pelo hospital do centrinho amanha fiquei tranquila conto li as outras entrevitas thais tem 8 anos e vai operar da adenoides e amigdolas dia 31 de agosto estou tranquila muito obrigada

Professora Olga disse...

Nossa!!
Mãe é tudo igual só muda de endereço.. To mega nervosa cirurgia do meu filhote de sete anos é amanhã as 16h da tarde, ele vai retirar somente as adenoides...
O médico me disse q é 10 min, a duas semanas q eu só leio relatos e graças a DEUS .. todos positivos

Unknown disse...

boa tarde
sou angelica estou apavorada com a ideia de minha filha de 3 anos ter que fazer cirurgia de amigdalas e adenoides, pq todos medicos falam q ela tem q operar,mais ninguém me indica algum hospital e complicado .
peço a ajuda de voces .....
obrigada

Unknown disse...

boa tarde
sou angelica estou apavorada com a ideia de minha filha de 3 anos ter que fazer cirurgia de amigdalas e adenoides, pq todos medicos falam q ela tem q operar,mais ninguém me indica algum hospital e complicado .
peço a ajuda de voces .....
obrigada

Paulo freitas disse...

Hospital nipo Brasileiro em Sáo Paulo localizado no parque novo mundo..Pode ir sem medo Minha filha fez a cirurgia já faz 2 anos e está otima um abraço e boa sorte...!!!

sandra disse...

Meu filho Caio de 4 anos irá fazer a cirurgia tbm,estou apreensiva e com medo,pois ele é tão BB,mas fico tranquila pq sei que Deus estará ao lado dele e tbm meu outro filho de 8 anos fez tbm qd tinha 5 e está ótimo,td correu mto bem.Então não se preocupem,td dará certo,confiem em Deus...Abraços p/ tds...

diana disse...

meu nome e diana sou do ceara ,minha filha de 4 anos esta muito mal e o medico falou que e caso de retirada das amgdalites mais ate hoje nao consegui uma consulta com um especialista um hotorrino ha 3 dias que ela ta com febre direto e o medico clinico geral falou que ela precisa de um epecialista tou com medo dela nao resistir ate la ela tem 4 anos e pesa 13 kg nao quer se alimentar febre de 38a40 graus nada que ela toma de medicamento ta resolvendo nao sei o que fazer o medico falou que nao podia fazer mais nada so uma cirurgia podia mudar isso .

Anne disse...

Meu filho sempre sofreu com a renite alérgica e teve várias otites durante o ano passado. O médico recomendou o procedimento e nós optamos pela cirugia. Hoje fazem exato 9 dias e ele tá muito bem, respira melhor, come bem e dorme super bem. Não tenha medo de operar seu filho mais confie no médico.

BAZAR VIRTUAL disse...

Oi,sou Francyneyde,tenho uma filha de 03 anos e meio,e tem problemas constantes de inflamação na garganta e no nariz e o médico dela já indicou a cirurgia da retirada das amigdalas e adenoíde,ela pesa 10k e meio,e tenho medo da anestesia,por causa do peso,tem alguma coisa à ver com problema que já é consequência de tudo isso.Me dê uma luz.Obrigado.

BAZAR VIRTUAL disse...

Oi,sou Francyneyde,tenho uma filha de 03 anos e meio,e tem problemas constantes de inflamação na garganta e no nariz e o médico dela já indicou a cirurgia da retirada das amigdalas e adenoíde,ela pesa 10k e meio,e tenho medo da anestesia,por causa do peso,tem alguma coisa à ver com problema que já é consequência de tudo isso.Me dê uma luz.Obrigado.

Unknown disse...

ola, sou como todas as mães que postaram comentarios ansiosa e muitissimo preocupada, pois meu filho tem apenas 2 anos e 6 meses, e fico aflita, com a idéia de opera-lo, a cirurgia dele será dia 01 de abril, mas sei que ele precisa muito operar, para melhorar sua qualidade de vida, e se desenvolver normalmente.

Unknown disse...

boa noite!!!! mina filha fez cirurgia na quinta feira dia 24\03, os dois primeiros dias foi td bem, se alimentando bem, reclamando pouco! mas ontem e hoje diminuiu a alimentação e a dor esta mais intensa, não teve febre mas estou ficando preocupada..será q isso é normal? se alguem puder me ajudar, desde já agradeço!

Unknown disse...

ASSAR PELA CIRURGIA DE AMIDOLAS E ADENOIDE ESTOU COM MAIS MEDO DO QUE ELA MAIS MESMO ASIM VOU ATE O FIM NAO VOU DESISTIR

Biscuit da titia disse...

Minha filha tem 6 anos,e tera q passar por uma cirurgia de adenoides e amidolas,vivo ouvindo coisas negativas,e estou apavorada,o q faço para me acalmar,ñ queria esta passando o meu nervosimo a ela.Pois sei q ela tb esta com medo...Rose

Unknown disse...

Ana Cristina minha filha tem 8 anos e fez a cirurgia na terça dia 19/04 e esta bem sim ,mas ta dificil de fazer ela comer ,acho que por eu forçar ela acabou vomitando será que é norma ,alguem pode me ajudar

NÍVEL 4 / 2011 disse...

Boa noite,
Meu filho José Victor, 5 anos, fará, no dia 27/04/2011, a cirurgia para remover as amígdalas e as adenóides. Como ele já fez em 2007 a adenodectomia, estou bem tranquila, pois sei que essa intervenção é necessária. As adenóides voltaram a crescer (recobrem 80% da cavidade)e ele tornou-se um respirador bucal e isso causa muitos transtornos.
Essa é a opção para todas as crianças que tem o mesmo problema.
Abraço à todos!!

Sandra Salomão - Porto Alegre - RS - Brasil

Unknown disse...

óla tenho 22 anos e fiz a minha cirurgia hoje 30.04 as 7:OO H.Foi tranquila,vi varios comentarios aqui que me ajudaram bastante,ja estou em casa tive alta as 18:00h,é doloroso engolir até a saliva.Tirando isso não estou com dor.Fiz por causa da amigadalite caseosa,me sinto melhor quando lembro que não irei ter mais esse problema para o resto da minha vida.Hoje é apenas o primeiro dia do pós-operatório,espero que corra tudo bem.Obrigado pessoal.abç

Cintya disse...

Oi..Meu filho está marcado a cirurgia e estou apavorada..sabe meu único filho..o que me faz insistir na operação é que ele dorme mal..respira mal...ronca..tem apnéia...e fora que direto antibiótico..os dentinhos dele com apenas 4 anos e meio está tudo escuro já..praticamente em uma mês ele toma 2 vezes ...sei que ele sofre...ele chega até colocar a mão no ouvido..pq doi tipo deve dar umas fisgadas...falo assim..pq sei que ele sente dor..obrigada a todos..me sinto mais segura....abração..depois conto como foi...até...

rose disse...

rose disse: minha filha de 04 anos fara cirurgia amanha se preparou a semana inteira pois estava com uma tosse alergica , durante o dia tossiu umas tres vezes mas acho que isso nao vai atrapalhar, e creio em Deus que tudo vai dar certo, agradeço pela força e orientação que recebi aqui , depois vou postar o resultado como foi a paz de DEUS!

Marcinha disse...

Olá Mamães preocupadas com acirurgia de amigdalas e adenoide meu filho de apenas 2 anos e 10 meses passou por essa cirurgia e ocorreu tudo muito bem, muito tranquilo, eu tinha muito medo da cirurgia mas se soubesse q era assim tão simples já tinha operado antes. Não tenham medo é muito tranquilo.O pós operatório é mais fácil do que quando ele tinha aquelas horriveis dor de garganta.
Márcia

Kátia Pereira Prado Souza disse...

Olá!alguém pod me tirar uma dúvida?Estou c/ 4 dias d operada de amígdalas e estou c/ um mal cheiro mt forte na boca.Isso é normal?Outra coisa tem 2 pontos no céu da minha boca,q inclusive está incomodando,mas q os outros pontos,é normal isso?Agradeço desde jà,e parabenizo á todos q fizeram o site e os frenquentadores tb,um abraço.

Kátia Pereira Prado Souza disse...

Olá!Gostaria d saber se é normal após cirurgia d amígdalas ficar c/ mau cheiro na boca e tb c/ a sensação d estar roncando c/ a boca fechada. Estou c/ 4 dias d operada.Tenho 46 anos e depois d 3 dias sofrendo mt estou bem graças a DEUS.Outra coisa tem 2 pontos no céu da minha boca,isso é normal? Agradeço desde já os esclarecimentos,obrigada.

PLAY ARTES disse...

Minha menina fara a cirurgia no dia 19/10/11 estou muito nervosa, ela tem apenas 4 anos.

PLAY ARTES disse...

Minha menina fara a cirurgia no dia 19/10/11 de amigdalas e adenoide e ela tem apenas 4 anos, estou muito nervosa, que Deus ilumine minha menina...

Claudia disse...

Olá a todos,meu nome é Claudia e minha filha de 11 anos vai operar as amídalas e adenoide na segunda dia 12/09/11 no Hospital Policlinica de Botafogo. Estamos super anciosos com a cirurgia,esperamos bastante para fazer... mas tenho certeza que vai dar tudo certo e ela vai respirar melhor, e ter noites de sono tranquilas sem os roncos e inquietações. obrigada pelos depoimentos que muito nos acalmou.

Aline disse...

Oiii!!Tenho 30 anos e estou hoje com 8 dias de operada, e digo, se tiver indicação a cirurgia operem seus filhos pequenos...pois em adulto tudo é mais dificil!!Passei 3 dias no hospital, a cirurgia foi ótima, o pós terrivel, sangramento, febre, dor, muiiiitaaa dor..fiquei cinco dias sem comer e mal conseguia ingerir liquidos, ia voltar ao hospital..então decidir empurrar alguma coisa, estou tomando sucos de verduras e agua de coco..só!! A fome é horrivel, a dor irradia qd bebo algo e tudo começa a ficar mais dificil!!Meu medico aumentou a dose dos remédios para dores e disse que em adulto tudo é mais complicado e que a recuperação é dolorosa!!Nossa, já tive vontade até de morrer, mas agora estou tentando dormir mais, pra ver se qd acordo tudo passou..É a pior experiencia de minha vida!!!Mas só em pensar que isso vai passar e não terei mais crises a cada 15 dias, fico feliz!!Tenho fé!!
Aline Sacavem

Aline disse...

Oiiii!!!!!!!!Tenho 30 anos e estou hoje com 8 dias de operada!!A cirurgia foi um sucesso e o pós terrivel...fiquei 3 dias no hospital, tive sangramento, febres, doressss e fiquei 5 dias sem comer, hoje estou empurrando suco de verduras e água de coco, a dor irradia para os ouvidos qd tento beber alguma coisa!!É a pior dor que senti em toda a minha vida, tenho vontade de morrer...o médico mudou a medicação para dor e disse que em adultos o pós é mais traumatico..com certeza!!Então digo se tiver que fazer façam em seus filhos enquanto pequenos é a melhor coisa que farao a eles, pois ninguem merece passar fome e essa dor que eu sintooo!!!!!!!

Maico disse...

Meu filho tem 2 anos e meio e foi diagnósticado para cirurgis de urgencia por dormir mal e ser desnutrido. Estou morrendo de medo. Até pelo fato dele ser muito novo e magrinho.

ADRIANA L. SOARES disse...

ENTÃO, TAMBÉM ESTOU MUITO ANSIOSA E PREOCUPADA ! A CIRURGIA DO MEU FILHO VAI SER AGORA DIA 03/11/11, E APESAR DE "SABER QUE É UM PROCEDIMENTO TRANQUILO", MEU CORAÇÃO ESTÁ APERTADO! ELE TEM 5 ANOS E DORME MUITO MAL, RONCA E A BOQUINHA FICA ABERTA, SEM CONTAR DAS OLHEIRAS E DO PESO BAIXO! CONFIO EM DEUS! SEMPRE!

ABRAÇOS...ADRIANA

Denise disse...

Agradeço a Deus por ter encotrado este sitemeu filho tem todos os sintomas descritos, ronca, tem otite, dificuldade para repirar.
O médico recomendou cirurgia urgente, graças a este site me tranquilizei e muito, obrigado oor existirem pessoas como vcs.
Agora sei que vai ser melhor para meu filho essa cirurgia

Cínthia disse...

Cínthia - Olá mamães, assim como vocês tbm tenho um filho de apenas 3 aninhos que terá que fazer a cirurgia de adenoide, estou super aflita pelo procedimento cirurgico, mas feliz por saber que existe algo que possa livrar meu filho do tamanho sofrimento. Mas só descobri que tinha adenoide, por intuição, apesar de levá-lo em mais de 15 pediatras entre do convenio e particular e nenhum medico ter se que suspeitado e encaminhado pra fazer exames, mas só davam antibioticos, então depois de mta febre decidi leva-lo ao CEMA e na mesma hora a otorrino pediu alguns exames e constatou adenoide de 70%, operação mais que urgente. Só que até hj desde esse diagnotico ñ consegui operá-lo, pq com a febre veio o diagnostico de broncopneumonia e tenho agora que esperar ele se recuperar....e ainda tem mais, o plano que tinhamos de saude, a empresa que meu marido trabalha, descredenciou no ultimo dia 31/10, e agora estou sem plano, apesar de ter feito um novo plano, mas terei as carencias, conclusão terei que realizar a operação particular, mas pro bem de meu filho, ñ aguentarei esperar o periodo de carencia. Boa noite a todos e obrigada por me "ouvir"!

Cínthia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ADRIANA L. SOARES disse...

BOA TARDE MAMÃES !!!

VOLTEI PARA CONTAR PRA VCS SOBRE A CIRURGIA DO MEU FILHO "IGOR" QUE ACONTECEU NO DIA 03/11/11,,,GRAÇAS À DEUS OCORREU TUDO BEM! CHEGAMOS AO HOSPITAL "SÃO CAMILO" DE BH, ONDE MORAMOS, AS 12:30 PARA INTERNAÇÃO, MAS NÃO TINHA LEITO VAGO, SUBIMOS PARA O BLOCO CIRÚRGICO AS 13:30, ELE FOI CHAMADO AS 14:15 +OU- , E AS 15:20 EU FUI CHAMADA PRA FICAR C/ ELE NA SALA DE RECUPERAÇÃO , NESSE MOMENTO ELE ESTAVA ACORDANDO DA ANESTESIA, MUITO ASSUSTADO, COMO TODAS AS CRIANÇAS É CLARO! MAS ASSIM QUE ME VIU FICOU MAIS TRANQUILO...APESAR DO INCÔMODO DA DOR! FICAMOS NA SALA DE RECUPERAÇÃO ATÉ 19:30, FOI QDO LIBEROU UM LEITO! PASSAMOS A NOITE NO HOSPITAL E ELE RECEBEU ALTA NO OUTRO DIA AS 8:00 H DA MANHÃ,,, RESUMO: A 1º SEMANA REALMENTE É COMPLICADA, POIS ELE NÃO COMEU NADA, E POUCO BEBEU, QUANDO COMEÇAVA A BEBER O OUVIDO DOÍA, FIQUEI PREOCUPADA , MAS O MÉDICO DISSE QUE ERA ASSIM MESMO! AOS POUCOS ELE VOLTOU A COMER E HOJE ELE TÁ ZERO BALA,,, A RESPIRAÇÃO MELHOROU E ELE NÃO RONCA MAIS!
COMO DISSE NO INICIO " GRAÇAS À DEUS DEU TUDO CERTO"!!!
QUERO AGRADECER AS MAMÃES QUE TBÉM POSTARAM SUAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES A MINHA E AO BLOG QUE ABORDA MUITO BEM ESTE ASSUNTO!
ABRAÇOS ...
ADRIANA

Edy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edy disse...

Olá, meu nome é Edna, meu filho de 05 anos (quase 06) tambem ira fazer a cirurgia para adenoide e amigdalas. Ja está marcado para dia 10/12/11. Eu leio os depoimentos aqui e me tranquilizo um pouco mais, sei que é um procedimento rapido e "simples" mas estou muito preocupada. Que Deus ajude e esteja na frente de tudo.
Depois volto aqui para contar como foi.
Obrigada.

Edy disse...

voltei pra falar como foi a cirurgia do meu filho.
Graças a Deus foi muito tranquilo, na hora fiquei muito nervosa, mas passou tudo muito rapido, quando ele voltou para quarto ja respirava 100% melhor. hoje é o terceiro dia, ele ja nao reclama mais de dor e se alimenta razoavelmente bem. So tenho a agradecer a Deus e a todos que ajudam sempre nos comentarios positivos.Somos de Londrina, a cirurgia foi realizada no hospital Otocentro, quem quise mais detalhes pode perguntar (mas posso adiantar que a equipe medica e o atendimento do Hospital sao excelentes).

Vanessa Marçal disse...

Boa tarde Meu nome é Vanessa meu filho tem 4 anos e vai fazer a cirurgia para retirada da amidalas, adenoide e cinusite dia 18 de janeiro de 2012, estou com muito medo por causa da anestesia, mesmo após todos os depoimentos meu coração ainda esta apertado afinal esse é meu maior bem, gostaria de saber quais os procedimentos pós cirurgicos

Edy disse...

Vanessa, fique tranquila, coloque nas maos de DEus. Creio q cada caso eh um caso, mas meu filho depois que terminou a cirurgia ficou 01 hora na sala de anestesia sem a gente poder ver por uma hora, depois voltou e so queria dormir, dormiu muito, eu que acordei ele p tomar sorvete e p ir embora p casa. Mas praticamente ele dormiu ate o outro dia. Fique na paz e que Deus abençoe vcs.

meu amor maior disse...

Meu neto de 3 anos respira muito mal, dorme péssimamente só vive com olheiras, irritado, boca seca etc...não se desenvolve tem 3 anos anos porém parece um bebe.Vai fazer a cirurgia, não vejo a hr deste dia chegar, póis não aguento mais ver meu neto sofrer tanto.Ele tá nas mãos de Deus. Muito Obrigado.

meu amor maior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meu amor maior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meu amor maior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ZIL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mae preocupada disse...

Ola Pais e Mães
O meu filho tem 6 anos e acho que finalmente percebi porque é que ele desde que nasceu praticamente não dormiu uma noite de seguida - os adenoides, pouco espaço para respirar, é de lamentar é que só agora aos 6 anos descobri tal coisa, mas já sei que ele tem que passar por uma cirurgia, assusta-me o pos operatorio e os dias seguintes!!!Como explicar para ele o que se vai passar?e será que eles aceitam e conseguimos convence-los que têm que passar por isto?estou com muitas duvidas e muito assustada...
Alguém me pode ajudar?

ro disse...

olha , meu filho passou por esta cirurgia a quase dois anos ele tinha 06 anos , fiquei muito assustada pois nem dormia direito com medo da cirurgia e pos cirurgico mas graças a Deus foi tudo tranquilo claro que nos primeiros dias a crinça da um pouco de trabalho, mas o beneficio é maravilhoso,nada que uma criançaa não ´possa superar depois de tres dias a situação ja fica tramquila,fique em paz...

Rose disse...

Olá...minha Bebezinha irá fazer a Cirurgia de Amigdala e Adenóide no dia 13/04/2012, desde que o otorrino fez a indicação e marcou a data eu tenho tido pesadelos...e isto ja faz mais de um mês. A semana da cirurgia começou e tenho sentido uma angustia e um aperto no peito desde o instante que acordei,hoje é segunda e nao tenho ideia de como me acalmar até sexta. Tenho panico de pensar na anestesia geral, que é o que mais me assusta. Os depoimentos aqui, me acalmaram um pouco. Mas sei que só vai passar, qndo ela estiver no meu colo segura, após a cirugia.Voltarei para o contar como foi. Sera no Hospital Pequeno Principe em Curitiba.

sonhos de meninas disse...

tenho 12 anos e tenho muito medo de fazer essa cirurgia o que posso fazer para perder esse medo?

Unknown disse...

ola eu tenho uma filha de 5anos e vai fazer dia26 a cirurgia de adenoide,to com mtos medos,apesar de ter milhares de depoimentos positivos e poucos negativos,mas mae e mae e nao vejo a hora de tdo passar,logo se deus kiser voltarei pra dar otimas noticias e dar coragem parta as maes k como eu hje,,,estarao aflitas .juliana

Unknown disse...

meu filho vai operar na proxima segunda dia 21,ele tem apenas 1 ano s 9 meses,estou com medo e apreensiva,nao tanto pela cirurgia mas pelo pos operatorio!Que Deus nos ajude!

Unknown disse...

meu filho vai operar na proxima segunda dia 21,ele tem apenas 1 ano s 9 meses,estou com medo e apreensiva,nao tanto pela cirurgia mas pelo pos operatorio!Que Deus nos ajude!

Unknown disse...

meu filho vai operar na proxima segunda dia 21,ele tem apenas 1 ano s 9 meses,estou com medo e apreensiva,nao tanto pela cirurgia mas pelo pos operatorio!Que Deus nos ajude!

Unknown disse...

olá a todos, Meu nome é Gilson, Minha filha de 3 anos irá operar das amigdalas e adenoides amanha 18/06/2013, confesso que eu estou muito apavorado, ja minha esposa Karina é firme que nem uma rocha, tenho muito orgulho dela. Deus aconpanhe a cirurgia da minha filha

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigada a todas as mamães e papais deste blog estou tão mais tranquila.Peço muito à Deus por todas as crianças que vão ter que fazer esta cirurgia. Por mais tranquila que pareça ser, continuo apreensiva, mas com muita fé em Deus. Dia 31/07/2013 vou marcar a cirurgia da minha linda princesa, voltarei aqui para escrever da minha experiência. Abraço à todos e fiquem com Deus...

Claudio disse...

Meu filho vai fazer a cirurgia amigdalas e adenoide estamos apreensivos , mas e necessário ele sofre mt c/ isto esperamos que ocorra tudo bem ..

Claudio disse...

Meu filho vai fazer a cirurgia amigdalas e adenoide estamos apreensivos , mas e necessário ele sofre mt c/ isto esperamos que ocorra tudo bem ..

Unknown disse...

Aline hj VC deve esta livre do pesadelo. Fala ia quanto tempo VC levou p se recuperar completamente. Do pós cirúrgico?

Unknown disse...

Passamos pelo estresse de 2 cirurgias em nossa filhinha recentemente. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas.