quarta-feira, 5 de março de 2008

Vacinação contra o HIV




Vacina contra HIV não está mais próxima...


O biólogo americano David Baltimore, que recebeu o premio Nobel de medicina em 1975, diz que será preciso ser 'melhor que a natureza' para vencer o HIV.


Depois de mais de 20 anos de pesquisas os Cientistas não estão mais perto de desenvolver uma vacina efectiva contra o vírus.


Baltimore, que também é presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência, acredita que a batalha é demasiadamente importante para ser abandonada, apesar de alguns especialistas dizerem que a vacina nunca será encontrada.


"Este é um grande desafio porque, para controlar o HIV imunologicamente, a comunidade científica tem que vencer a natureza, tem de fazer algo que a natureza, com a vantagem de quatro biliões de anos de evolução, não conseguiu"


" O nosso insucesso pode ser compreensível, mas não aceitável". diz David Baltimore.


Em relação á reunião anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência ) em Boston, o biólogo disse que o HIV evoluiu de modo a proteger-se do sistema imunológico humano.


"Acredito que o HIV encontrou várias formas de 'enganar' totalmente o sistema imunológico", disse. "Logo, temos que ser melhores do que a natureza."


'Uma hipotese'


Todas as tentativas de controlar o vírus utilizando anticorpos ou fortacelendo o sistema imunológico não furtiram qualquer efeito, o que tem deixado os cientistas com poucas esperanças de sucesso.


Esta falta de resultados satisfatórios tem levado os Cientistas a pensarem uma solução a partir de novas técnicas, como terapia genética e com células-tronco, apesar de ainda estarem a “começar” nessas áreas.


"Nos seres humanos, só temos uma oportunidade, que é tentar mudar os genes em células-tronco, logo, estamos a tentar fazer isso, criar vectores que possam transportar genes que trariam vantagens terapêuticas."


Baltimore recebeu o Nobel de medicina em 1975 pela co-descoberta da transcriptase reversa, uma enzima que, mais tarde se veio a descobrir, é usada pelo HIV para se replicar em células humanas.


Fontes: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL300155-5603,00-VACINA+CONTRA+HIV+NAO+ESTA+MAIS+PROXIMA+DIZ+NOBEL.html

Sem comentários: